Corredores de Carteirinha: Nataska Kyryan

Mais um post da sessão Corredores de Carteirinha, aqueles atletas que chamam a atenção pela história e de alguma forma motivam outras pessoas a seguirem seu caminho. Hoje, ela é dedicada a uma amiga especial, a analista de marketing Nataska Kyryan.

Nataska começou a correr em 2012 junto com seu processo de emagrecimento (de prontidão ela mostra suas fotos de “gordinha”, que eu achei incrível hahah). Por orientação médica ela precisava emagrecer 15kg e deixar o sedentarismo de lado. Esporte e alimentação foram essenciais para que a mudança acontecesse. “Durante dois anos não levei a sério, ficava longos períodos sem correr e quando voltava fica frustrada, pois já tinha perdido todo o fôlego, que já não era bom! Não sei ao certo porque escolhi a corrida, talvez por ser um esporte que para você começar, basta calçar um tênis e sair na rua”, revela a atleta.

Continuando a entrevista, Nataska arrancou um sorriso meu ao revelar que em 2014, eu, que na época era seu colega de trabalho, foi quem lhe incentivou a participar da sua primeira competição. E mesmo com um resultado que ela julgou péssimo, cruzar a linha de chegada foi o estopim para que começasse realmente a se dedicar, participando de mais provas e fazendo da corrida de rua o seu vício. Hoje, a jovem de 28 anos tem várias em seu currículo: 5 provas de 5km, 7 de 10km e uma Mountain Do com trecho de 7km.

Nas manhãs de Sábado, ninguém a encontra em casa, pois o “longão” é sagrado.

SEU ENVOLVIMENTO COM AS ASSESSORIAS

Faz quase um ano que a corredora conta assessoria de atletas, a Floripa Runners, e ela afirma veemente que fez toda a diferença no seu desempenho. “Ter um técnico me orientando e passando planilhas de acordo com meus objetivos, é a certeza que não estou treinando pouco e nem exagerando nos kms. Ele sabe meus tempos, minhas metas, minhas lesões e consegue me dizer quando eu devo e se eu devo ir além”, se orgulha Nataska. Ela ainda continua os elogios a essa escolha, me contando de  todos os treinos coletivos, exercícios educativos e apoio nas provas que a assessoria lhe proporciona.

MOMENTO TRISTE: A PRIMEIRA LESÃO

No final de 2016, Nataska tevee uma lesão na lombar que a tirou da corrida por 3 meses. No meio desse processo descobriu duas hérnias de disco e a incerteza se poderia voltar a praticar o esporte: “O médico me disse que esse tipo de lesão pode afastar o atleta por até 6 meses e mesmo assim, a volta poderia ser incerta. Eu queria correr a todo custo, fiquei muito chateada por ter que me afastar, mas ao mesmo tempo ainda sentia muita dor. Foram 3 meses quase intermináveis. Fiz fisioterapia, me dediquei na musculação e voltei na metade do tempo, sob orientação médica”, conta a corredora. Por causa dessa lesão, ela precisou adiar a meta dos 21k que deveria acontecer no primeiro trimestre de 2017, mas agora vai acontecer dia 12/06.
Apesar disso, ela emociona falando de como a corrida é a sua dose de ânimo pra vida: “É o meu momento comigo mesma, é quando eu penso meus problemas, reflito sobre a vida e fico feliz por estar ali. Completar o longão no sábado de manhã me dá um prazer enorme e só assim me sinto pronta para o final de semana. Nesse último ano, me dediquei como nunca no esporte e posso dizer que conheci muita gente legal no caminho”.
Como pretendo fazer em todos os posts sobre os Corredores de Carteirinha, dei a missão para a Nataska de deixar uma mensagem que inspirasse outros corredores, e ela aceitou:
“O que eu sempre digo é que a corrida de rua é um esporte muito barato, haja visto que para começar, tudo o que você precisa é uma calçada e um tênis. Por isso, vista o tênis e vá. Coma direito e procure um médico na mínima dor. Qualquer dorzinha que seja insignificante agora, pode se tornar um problema muito sério. E por fim, esteja preparado para se apaixonar pela corrida, porque sim, é viciante! Além disso, faça muitos amigos. Tanto na rua, quanto nas redes sociais, vou conhecendo um pouquinho da história de cada um e me inspirando cada vez mais neles.” 
E assim encerramos e já combinamos alguns treinos e provas hehehe. Pra quem quiser acompanhar a Nataska e suas corridas, é só seguir o seu Instagram: @nataskaa

Abraço e até o próximo post 😉

Author colecionadordecorridas

One Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *