Para que serve a meia de compressão?

Fala pessoal, tudo bem?

Principalmente nas competições, é comum ver os atletas usarem uma espécie de meião semelhante aos dos jogadores de futebol, alguns mais tradicionais, outros mais extravagantes, de acordo com o gosto de cada um. Esse acessório chama-se meia de compressão. Mas para que ela serve além de completar o “look”?

Os músculos durante a corrida literalmente vibram, “saindo e voltando” do lugar várias vezes, e esse movimento involuntário consome a energia do seu corpo, causando a conhecida fadiga. Em um exemplo prático, tente balançar o seu braço repetidamente pra cima e pra baixo durante alguns minutos. Cansou só de ler, né? – Risos. Além disso, se um bom aquecimento não tiver sido feito antes da atividade, podem ocorrer o que chamamos de contraturas, e por consequência aquelas dores que, apesar de pequenas, incomodam e muito.

As meias de compressão são comuns entre os atletas, mas poucos sabem realmente como elas funcionam

Agora ficou fácil né? A meia aperta e comprime o músculo de forma a não deixar ele sair do lugar, diminuindo a fadiga e prevenindo as lesões. Semanas atrás, um seguidor me relatou que vinha perdendo ritmo nas provas e questionou se podia ser culpa da meia de compressão. Como vocês já perceberam, isso é impossível, e após falar com uma amiga fisioterapeuta, informei a ele para prestar mais atenção a sua alimentação, descanso ou fortalecimento, não deixando de usar meia.

Ainda sobre a meia, existem dois tipos: a inteira, que vai dos pés até abaixo do joelho, e as do tipo caneleira, que como o nome diz, abrange só a área da canela. A diferença está no gosto pessoal, e como cada um se sente mais confortável. Ah, e não existem restrições para o uso, mas é recomendável que seja feito apenas durante o treino, retirando imediatamente após o exercício para não comprometer a circulação sanguínea. Pra quem busca desempenho, ela pode ser a diferença para aquele RP ou até para um troféu, então escolha a sua preferida de acordo com a sua numeração e capriche!

Um abraço e até o próximo post 😉

 

Author colecionadordecorridas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *