É normal ter dor de cabeça depois da corrida?

Olá amigos, tudo bem?

Hoje escrevo sobre um relato bem comum entre os praticantes de corrida de rua: a dor de cabeça pós-prova. No meu caso, ela é uma visita recorrente algumas horas depois de terminar uma competição, principalmente as de longa distância, e tenho vários conhecidos que também se queixam do mesmo problema. Mas por que isso acontece? E o que fazer?

Já sentiram ou ouviram falar que em uma competição, você sempre faz um tempo melhor do que nos treinos? Pois é, os níveis de adrenalina são altos o suficiente para fazermos, sem perceber, um esforço maior quando estamos em busca daquela medalha. E essa diferença acaba causando dilatação nos vasos sanguíneos, aumentando o fluxo no pescoço e cérebro, causando a cefaleia, que é a famosa dor de cabeça (Dr. Eduardo Barreto, Neurocirurgião e Especialista em Dores Crônicas). A falta de hidratação também contribui, agravando a dor causada por essa dilatação.

Geralmente, a dor de cabeça dos atletas ocorre após uma competição.

Então, respondendo a pergunta: Sim, é normal. Porém, não a ignore! Se a dor não passar em algumas horas, procure um médico imediatamente.

O QUE FAZER PARA AMENIZAR OU EVITAR?

Antes de mais nada, evite tomar analgésicos! Por mais que seja uma solução rápida, pode causar dependência ou mascarar um problema mais grave. O ideal é tomar bastante água e isotônico após a corrida, respirar fundo e devagar para “acalmar” os vasos sanguíneos, e descansar.

É isso pessoal, espero ter ajudado com as dicas! Gostaram?

Grande abraço e bons treinos! 😉

Author colecionadordecorridas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *